Gastrite pode causar vômitos

Gastrite causa vômitos?

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago e quando essa inflamação se torna mais intensa mais o organismo lança mão de mecanismos de defesa e o vômito é um desses mecanismos, pois com o intuito de aliviar a sobrecarga sobre o estômago nosso corpo induz o vômito para reduzir o conteúdo gástrico.

Náuseas e mal estar gástrico (sensação de peso ou de inchaço no estômago) são sintomas frequentes. O vômito é um sintoma menos frequente na gastrite e geralmente está associados as crises de dor ou cólica no estômago e em casos de gastrite em um grau mais avançado, como na gastrite erosiva onde os vômitos podem ser mais constantes e eventualmente com sangue.

Sempre diante desses sintomas é de extrema importância que você busque um médico para que seja feita o correto diagnóstico e o início do tratamento, pois se não tratada a gastrite pode evoluir para quadros ainda mais graves como úlceras no estômago que podem levar a quadros hemorrágicos graves (hemorragia intensa).

Cabe destacar porém que nem sempre o vomito está associado a gastrite, existem inúmeras condições clinicas que podem levar o paciente a ter vômitos eventualmente. Quando essa condição é persistente ou os vômitos vem acompanhados de sangue sempre importante procurar auxílio médico.